Boa tarde a todos,
Tenho visto muitas pessoas que estão começando agora ministrar aulas em cursos de informática básica e pedem um cronograma de aulas. Acredito que isso sirva também para os que estão inciando no colégio.
Estou levando em consideração que essas aulas serão ministradas para a faixa de idade de 10 a 50 anos.
Windows - 18 horas
- Conceitos básicos de informática.
COMO FAZER - O docente apresentará algumas peças básicas de computador – placa-mãe, disco rígido, memórias e CD-ROM.
DURAÇÃO: 1 hora
- Ambiente gráfico, organização dos ícones da área de trabalho; janelas; configuração do relógio; botão iniciar; desligar o computador.
COMO FAZER – Iniciar o Windows explorando a área de trabalho: O docente demonstrará a área de trabalho do Windows, os ícones e suas propriedades e a barra lateral.
Serão realizados exercícios para reforçar o aprendizado e a prática em gerenciar janelas (abrir, maximizar, minimizar, restaurar, dimensionar, movimentar e fechar).
O docente trabalhará a barra de tarefas e suas propriedades (iniciar, iniciação rápida e relógio).
Estas atividades deverão possibilitar que o aluno conheça, pesquise e organize as janelas no ambiente Windows.
DURAÇÃO: 2 horas
- Calculadora.
COMO FAZER – Clicar no botão Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Calculadora, para localizar o aplicativo Calculadora. O docente deverá apresentar o uso da calculadora (padrão e científica) para utilização de operações matemáticas. Será demonstrado um cálculo básico.
DURAÇÃO: 30 minutos
- Aplicativo Paint e ferramentas básicas – Salvar arquivo – WordPad.
COMO FAZER – O docente apresentará o aplicativo Paint e demonstrará as principais ferramentas para criação de desenhos básicos. O aluno criará alguns desenhos e conhecerá o comando Salvar e a prática de criar arquivos. Em seguida , conhecerá o WordPad e o teclado.
Estas atividades devem incentivar os alunos para quem explorem os diferentes aplicativos do Windows e pratiquem a tarefa de criar e salvar arquivos.
DURAÇÃO: 2 horas e 30 minutos
- Paint, WordPad, Conceito de área de transferência.
COMO FAZER – O docente exercitará com os alunos o recurso de área de transferência entre esses aplicativos.
O exercício pode ser repetido com os comandos Copiar/Colar e pelas teclas de atalho e ícones da barra de ferramentas.
Testar o recurso Desfazer para conhecer sua importância de corrigir falhas no decorrer da atividade.
O docente solicitará que o aluno desenhe uma figura geométrica e levará esse desenho para o WordPad. O aluno salvará o arquivo.
Comandos utilizados: COPIAR/COLAR e RECORTAR – CtrlC, CtrlV e CtrlX – CtrlZ ou comando Desfazer.
DURAÇÃO: 1 hora
- Configurando o ambiente com o uso do Painel de Controle e do botão direito do mouse na área de trabalho do Windows.
COMO FAZER – Painel de Controle – O docente apresentará a janela do Painel de Controle com os ícones básicos que utilizará no curso e definirá sua função. Explicará como acessar o Painel: botão direito, menu Iniciar.
Trabalhará com os seguintes itens do Painel de Controle:
- Aparência e Personalização/Personalização.
- Data/Hora, Opções Regionais e Idiomas; Aparência; Propriedades de Vídeo.
Comandos utilizados: Botão Iniciar/Painel de Controle/Personalização: PONTEIRO DO MOUSE;CONFIGURAÇÕES DE VÍDEO; PLANO DE FUNDO DA ÁREA DE TRABALHO; PROTEÇÃO DE TELA; COR E APARÊNCIA DA JANELA; BOTÃO INCIAR/PAINEL DE CONTROLE/RELÓGIO, IDIOMA E REGIÃO.
DURAÇÃO: 2 horas
- Windows Explorer
COMO FAZER - O aluno iniciará o gerenciamento de arquivos no Windows Explorer e conhecerá as partes básicas da janela organizando a exibição das informações na janela com os modos de exibição. O docente definirá pastas e arquivos. Será criada uma pasta com o nome do aluno e copiados os arquivos gravados até então.
DURAÇÃO - 2h30min
- Gerenciar arquivos em diferentes locais.
COMO FAZER - Continuação das explicações no Windows Explorer (copiar, colar, renomear e apagar arquivos). Realizar exercícios para reforço.
Esta atividade possibilita gerenciar arquivos e pastas para melhor organização das informações.
DURAÇÃO - 2 horas
- Criar atalho para agilizar a busca por aplicativos e arquivos.
COMO FAZER - O docente definirá o atalho e criará um atalho da calculadora na área de trabalho para agilizar a abertura dela quando necessário. Os alunos criarão outros atalhos.
DURAÇÃO - 1 hora
- Acessar a Lixeira e suas propriedades
COMO FAZER - Localizar arquivos; salvar uma frase digitada no WordPad na unidade C: da HD.
Supor que o aluno esqueceu parte do nome do arquivo e precisa localizá-lo para dar continuidade ao trabalho.
Lixeira
Apagar o arquivo e explicar a diferença entre apagar do PEN-DRIVE e apagar do HD. Abrir a lixeira para encontrar o arquivo. Desfazer a ação de excluir ou selecionar o arquivo e apagálo definitivamente com a tecla Delete.
Esta atividade visa que o aluno resgate arquivos que "perdeu" e/ou que apagou e depois se arrependeu.
DURAÇÃO - 1 hora
- Revisão dos recursos básicos do Windows.
- COMO FAZER - Comentar sobre vírus, fazer exercício de revisão e falar das novidades e atualizações do Windows.
DURAÇÃO - 2 horas
Espero ter ajudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário