quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Aula 6º e 7º ano E.F. 1

Como professor de informática, tenho desenvolvido técnicas próprias para lidar com a deficiência de atenção no laboratório de informática.
Como já havia dito em um dos posts atrás, um dos grandes desafios de um professor de informática, se tratando de colégio, é mudar a mentalidade do aluno, onde o qual já vem de casa com um pensamento de que informática é lazer.
Não adianta ficar ensinando o passo-a-passo do Word, Excel ou PowerPoint, o mais correto é o profissional misturar temas atuais e dentro deles solicitar para o aluno que monte trabalhos através dos programas do office. Neste mês elaborei duas apresentações em PowerPoint para o 6º e 7º ano, onde abordei o tema "E-book/E-readers" e " Sistemas Operacionais", esses temas renderam bastante, pois se tratava de temas que quase ninguém conhecia ou mistificava. Tão logo solicitei aos alunos que fizessem um trabalho complementando os assuntos, no word e no PowerPoint.

Segue abaixo as aulas:
http://www.4shared.com/file/v-GG2JW3/E-BOOK.html
http://www.4shared.com/file/v62zv1Up/SO_online.html

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

GRADE DE AULA - WINDOWS

Boa tarde a todos,

Tenho visto muitas pessoas que estão começando agora ministrar aulas em cursos de informática básica e pedem um cronograma de aulas. Acredito que isso sirva também para os que estão inciando no colégio.
Estou levando em consideração que essas aulas serão ministradas para a faixa de idade de 10 a 50 anos.

Windows - 18 horas

- Conceitos básicos de informática.
    COMO FAZER - O docente apresentará algumas peças básicas de computador – placa-mãe, disco rígido, memórias e CD-ROM. 
    DURAÇÃO: 1 hora

- Ambiente gráfico, organização dos ícones da área de trabalho; janelas; configuração do relógio; botão iniciar; desligar o computador.
    COMO FAZER – Iniciar o Windows explorando a área de trabalho: O docente demonstrará a área de trabalho do Windows, os ícones e suas propriedades e a barra lateral.
     Serão realizados exercícios para reforçar o aprendizado e a prática em gerenciar janelas (abrir, maximizar, minimizar, restaurar, dimensionar, movimentar e fechar).
     O docente trabalhará a barra de tarefas e suas propriedades (iniciar, iniciação rápida e relógio).
     Estas atividades deverão possibilitar que o aluno conheça, pesquise e organize as janelas no ambiente Windows.
     DURAÇÃO: 2 horas

- Calculadora.
   COMO FAZER – Clicar no botão Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Calculadora, para localizar o aplicativo Calculadora. O docente deverá apresentar o uso da calculadora (padrão e científica) para utilização de operações matemáticas. Será demonstrado um cálculo básico.
   DURAÇÃO: 30 minutos

- Aplicativo Paint e ferramentas básicas – Salvar arquivo – WordPad.
      COMO FAZER – O docente apresentará o aplicativo Paint e demonstrará as principais ferramentas para criação de desenhos básicos. O aluno criará alguns desenhos e conhecerá o comando Salvar e a prática de criar arquivos. Em seguida , conhecerá o WordPad e o teclado.
Estas atividades devem incentivar os alunos para quem explorem os diferentes aplicativos do Windows e pratiquem a tarefa de criar e salvar arquivos.
 DURAÇÃO: 2 horas e 30 minutos

- Paint, WordPad, Conceito de área de transferência.
      COMO FAZER – O docente exercitará com os alunos o recurso de área de transferência entre esses aplicativos.
O exercício pode ser repetido com os comandos Copiar/Colar e pelas teclas de atalho e ícones da barra de ferramentas.
Testar o recurso Desfazer para conhecer sua importância de corrigir falhas no decorrer da atividade.
O docente solicitará que o aluno desenhe uma figura geométrica e levará esse desenho para o WordPad. O aluno salvará o arquivo.
Comandos utilizados: COPIAR/COLAR e RECORTAR – CtrlC, CtrlV e CtrlX – CtrlZ ou comando Desfazer.
      DURAÇÃO: 1 hora

- Configurando o ambiente com o uso do Painel de Controle e do botão direito do mouse na área de trabalho do Windows.
       COMO FAZER – Painel de Controle – O docente apresentará a janela do Painel de Controle com os ícones básicos que utilizará no curso e definirá sua função. Explicará como acessar o Painel: botão direito, menu Iniciar.
Trabalhará com os seguintes itens do Painel de Controle:
 - Aparência e Personalização/Personalização.
 - Data/Hora, Opções Regionais e Idiomas; Aparência; Propriedades de Vídeo.
Comandos utilizados: Botão Iniciar/Painel de Controle/Personalização: PONTEIRO DO MOUSE;CONFIGURAÇÕES DE VÍDEO; PLANO DE FUNDO DA ÁREA DE TRABALHO; PROTEÇÃO DE TELA; COR E APARÊNCIA DA JANELA; BOTÃO INCIAR/PAINEL DE CONTROLE/RELÓGIO, IDIOMA E REGIÃO.
       DURAÇÃO: 2 horas


- Windows Explorer
        COMO FAZER - O aluno iniciará o gerenciamento de arquivos no Windows Explorer e conhecerá as partes básicas da janela organizando a exibição das informações na janela com os modos de exibição. O docente definirá pastas e arquivos. Será criada uma pasta com o nome do aluno e copiados os arquivos gravados até então.
         DURAÇÃO - 2h30min


- Gerenciar arquivos em diferentes locais.
       COMO FAZER - Continuação das explicações no Windows Explorer (copiar, colar, renomear e apagar arquivos). Realizar exercícios para reforço.
        Esta atividade possibilita gerenciar arquivos e pastas para melhor organização das informações.
       DURAÇÃO - 2 horas


- Criar atalho para agilizar a busca por aplicativos e arquivos.
       COMO FAZER - O docente definirá o atalho e criará um atalho da calculadora na área de trabalho para agilizar a abertura dela quando necessário. Os alunos criarão outros atalhos.
       DURAÇÃO - 1 hora


- Acessar a Lixeira e suas propriedades
        COMO FAZER - Localizar arquivos; salvar uma frase digitada no WordPad na unidade C: da HD.
Supor que o aluno esqueceu parte do nome do arquivo e precisa localizá-lo para dar continuidade ao trabalho.
Lixeira
Apagar o arquivo e explicar a diferença entre apagar do PEN-DRIVE e apagar do HD. Abrir a lixeira para encontrar o arquivo. Desfazer a ação de excluir ou selecionar o arquivo e apagálo definitivamente com a tecla Delete.
Esta atividade visa que o aluno resgate arquivos que "perdeu" e/ou que apagou e depois se arrependeu.
       DURAÇÃO - 1 hora


- Revisão dos recursos básicos do Windows.
        - COMO FAZER - Comentar sobre vírus, fazer exercício de revisão e falar das novidades e atualizações do Windows.
       DURAÇÃO - 2 horas




Espero ter ajudado.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dicas

Falando um pouco dos alunos
Existe uma reportagem da revista Info Exame(que não lembro a data) com o título “VIVA A GERAÇÃO NET!” que mostra como está sendo e vai ser a vida de pessoas  que nasceram entre 77 e 97 e cresceram cercados de dispositivos digitais. Nesse ano de 2010, o mais velho dessa geração fará 33 anos, e os mais novos 13. Essa geração tem um cérebro diferente das demais gerações, pois como disse acima, cresceram no meio digital.
Dos 8 aos 18 anos é considerado o período em que o cérebro está em construção, naturalmente há uma facilidade maior em se aprender, no momento de ministrar uma aula, deve-se levar em consideração essa questão. A criança que cresce vendo TV 24 horas tem um tipo de desenvolvimento, diferente da criança que cresce cercada de tecnologias digitais.   
Colocando de uma forma mais resumida, as crianças em sua grande maioria já sabem ligar um computador, por tanto, tome muito cuidado ao montar sua grade de aula, para que não torne a sua aula monótona.

Iniciando um planejamento
Primeiramente é de extrema necessidade que o professor saiba distinguir CURSO DE INFORMÁTICA de COLÉGIO.
Em um curso de informática trabalhamos com alunos que na sua grande maioria pagam para ter aquela aula em específico, naturalmente o interesse é maior, temos apostilas para seguir com praticamente todo o conteúdo a ser dado.
No colégio o pensamento é outro, os alunos vem com a mentalidade de casa que o computador serve apenas para mexer no Orkut, msn,jogos e Twitter, dependendo do colégio não há material didático para a disciplina, obrigando o professor desenvolver o próprio material (que na minha opinião é bem melhor).

Em segundo lugar temos que dividir a faixa etária e quais atividades ministrar para os alunos. Para que isso ocorra é muito importante criar um planejamento de aulas para o semestre ou para o ano inteiro, onde através dele o professor possa criar ferramentas para que cada aula fique interessante.

Sabendo disso, devemos partir para o próximo ponto, onde devemos retrabalhar esse conceito com o aluno de que informática não é apenas Orkut, msn, Twitter e jogos.

Como fazer isso?
Para crianças da Ed. Infantil (Maternal ao Infantil II)
  Leva-se em consideração que Maternal 1 existe uma certa dificuldade em ensinar e também não tenho experiência nessa fase, até por isso estou excluindo esse período. Começarei a partir do Maternal 2. 
- O maior problema para uma criança que está na Ed. Infantil é o domínio do mouse, procure montar exercícios que os estimule a mexer com o mouse, uma dica é o Mundo da Criança. Retire os teclados de perto das crianças, deixe apenas o mouse, para que sua aula fique focada no ensinar com o mouse, depois quando sentir que as crianças pegaram o jeito, passe a colocar o teclado, mostre através do Word como faz para escrever nomes.
Após essa fase você poderá utilizar de jogos feitos na lousa, escrevendo palavras e pedindo para que digitem no Word.
Procure por atividades no site da Turma da Mônica, principalmente os de pintar, para que eles exercitem a criatividade e automaticamente pratiquem com o mouse.
NOTA: É de extrema importância a presença da professora e da auxiliar, pois sozinho você irá querer se suicidar. rsrsrs...

Para crianças do Ensino Fundamental 1(1º ao 5º ano)
 - As crianças do 1º ao 3º ano indico um trabalho encima de atividades voltadas para digitação. De um passeio pelas dependências do colégio com eles, peça que anotem no caderno objetos, ao chegar na sala de aula peça para que digitem os objetos no Word. Ensine a mudar o tamanho, tipo e cor das letras.
Para as crianças do 4º e 5º ano podemos iniciar com digitação através de jogos específicos que se encontram neste site http://www.clickjogos.com/jogos/digitacao_rapida/digitacao_rapida.html . Depois que os jogos foram abordados, procure trabalhar com Word e PowerPoint através de trabalhos pedido em duplas com temas atuais (ex.: Lixo Digital, Meio Ambiente, Tecnologia Verde).


Para crianças do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano)

 - Do 6º ao 7º ano que são as salas em que ministro aulas, já passo algo um pouco mais diferente, normalmente busco temas atuais, novas tecnologias e monto a aula. Essa semana mesmo, abordei com o 7º ano  sobre o tema E-BOOK e E-READERS, foi uma aula muito produtiva, onde eles descobriram que existe algo interessante fora jogos e orkut.
Se sua instituição de ensino lhe fornecer um projetor, melhor ainda, pois torna a aula mais dinâmica.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Iniciando as atividades

Boa tarde a todos,

Resolvi criar este blog para compartilhar minhas experiências em um cotidiano escolar voltado para informática.
Até hoje sofro um pouco com o pouco conteúdo didático que existe sobre o tema, para pessoas como eu, que ministram aulas em um colégio, há um grande desafio, a princípio para conseguir a atenção dos alunos e outro para mudar o pensamento deles sobre as aulas de informática.